A UEFA Champions League 2024/25 está repleta de novidades e promete muita emoção.
- SOFT JOB
- 17 de set. de 2024
- 21 min de leitura
Esta edição marca a estreia de um novo formato, com 36 equipes competindo em uma fase de liga única. Cada time enfrentará oito adversários diferentes, quatro em casa e quatro fora.
Guia traz tudo que você precisa saber sobre a Champions League 2024/25 (Design/TNT Sports Brasil)
Ela voltou! A UEFA Champions League começa nesta terça-feira (17), de cara nova, e com muito mais jogos, emoção e, claro, mais Champions! Logo de cara, oito jogos vão abrir a Fase de Liga do torneio, e você vai acompanhar tudo ao vivo na tela da TNT, do Space e da Max. Por isso, a TNT Sports Brasil preparou um guia com tudo o que você precisa saber sobre o novo formato da maior competição de clubes do mundo.
Novo formato
A principal mudança a partir da Champions League 2024/25 é o fim da fase de grupos e o acréscimo de mais quatro equipes na competição, saindo de 32 para 36. Agora, cada participante enfrentará oito adversários diferentes (quatro em casa e quatro fora), em um enfrentamento nomeado fase da liga.
Os oito primeiros colocados da fase da liga avançam diretamente para as oitavas de final. Por outro lado, os times que terminarem entre o nono e o 24º lugares disputam uma fase mata-mata de playoffs, e os vencedores avançam para as oitavas. As equipes que terminarem do 25º lugar para baixo serão eliminadas do torneio.
Datas dos jogos da Champions
A Champions ganhou mais duas rodadas em relação à antiga fase de grupos neste novo formato. Desta forma, a Fase de Liga terminará em janeiro do próximo ano, e não mais em dezembro como acontecia nas últimas temporadas.
Confira as datas abaixo:
1ª Rodada: 17 a 19 de Setembro de 2024
2ª Rodada: 1 e 2 de Outubro de 2024
3ª Rodada: 22 e 23 de Outubro de 2024
4ª Rodada: 5 e 6 de Novembro de 2024
5ª Rodada: 26 e 27 de Novembro de 2024
6ª Rodada: 10 e 11 de Dezembro 2024
7ª Rodada: 21 e 22 de Janeiro de 2025
8ª Rodada: 29 de Janeiro de 2025
Play-off da Fase de Liga: 11/12 e 18/19 de Fevereiro de 2025
Oitavas de final: 4/5 e 11/12 de Março de 2025
Quartas de final: 8/9 e 15/16 de Abril de 2025
Semifinais: 29/30 de Abril e 6/7 de Maio de 2025
Final: 31 de Maio de 2025
Onde será a decisão da Champions?
Casa do Bayern será o palco da final da Champions | Foto: Getty Images
Nesta temporada, a grande final da Champions League vai acontecer na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha. A decisão voltará à casa do Bayern após 13 anos e será a segunda vez que o estádio vai receber a finalíssima da competição. Em 2012, o Chelsea sagrou-se campeão após bater os próprios donos da casa nos pênaltis, em jogo histórico, marcado pelas defesas de Petr Cech.
Clubes e caminhos na Fase de Liga
No último dia 29 de agosto, a UEFA realizou o primeiro sorteio da nova Champions League (clique e veja como foi o sorteio) e definiu o caminho de cada um dos 36 participantes na competição. Essa foi a primeira vez que o sorteio contou com o auxílio de um software, dividindo as equipes em quatro potes, com nove clubes cada, definidos de acordo com o ranking da UEFA. A partir do momento em que um time foi sorteado, o computador definiu os adversários automaticamente.
Confira abaixo um resumo das equipes e os adversários sorteados para as oito rodadas da Fase de Liga do torneio:
Real Madrid (Espanha)
Atual campeão, o Real Madrid se reforçou ainda mais para a temporada 2024/25 em busca da 16ª Orelhuda. Kylian Mbappé, vindo do PSG, foi considerada a maior contratação de um clube na janela e já chegou brilhando na conquista da Supercopa da UEFA diante da Atalanta. Além do craque, Endrick deixou o Palmeiras para integrar a equipe merengue. Por outro lado, Carlo Ancelotti perdeu Toni Kroos, que se aposentou do futebol, o capitão Nacho Fernández e o atacante Joselu.
Real vai em busca de mais um título | Foto: Getty Images
Vini Jr. foi o grande protagonista do Real Madrid em 2023/24, que terminou com a conquista da 15ª Champions sobre o Borussia Dortmund, em Wembley. O brasileiro é um dos favoritos na disputa da Bola de Ouro da temporada. Bellingham, Valverde e Rodrygo também se destacaram, sobretudo em momentos decisivos.
Caminho do Real Madrid na Fase de Liga: Stuttgart, Lille, Borussia Dortmund, Milan, Liverpool, Atalanta, Salzburg e Brest.
Manchester City (Inglaterra)
Tetracampeão inglês consecutivo, o Manchester City busca mais uma temporada histórica sob o comando de Pep Guardiola. Os Cityzens tentam repetir a trajetória dos últimos anos, quando sempre chegaram às fases decisivas da competição.
Guardiola venceu a Champions com o City em 2022/23 | Foto: Getty Images
Em busca do segundo título europeu de sua história, o City foi ao mercado e acertou as chegadas do brasileiro Savinho e do meio-campista Gündogan, que retorna ao clube após passagem pelo Barcelona. Por outro lado, o time de Manchester acabou perdendo Julián Álvarez, que foi vendido ao Atlético de Madrid.
Caminho do Manchester City na Fase de Liga: Inter de Milão, Slovan Bratislava, Sparta Praga, Sporting, Feyenoord, Juventus, PSG e Club Brugge.
Bayern (Alemanha)
Sempre cotado como um dos favoritos ao título, o Bayern quer voltar a erguer troféus. Na temporada passada, os bávaros passaram em branco e tentam uma melhor sorte em 2024/25. O sonho da sétima Champions também bateu na trave, já que o time alemão acabou perdendo para o Real Madrid nas semifinais.
Harry Kane é a esperança de gols do Bayern | Foto: Getty Images
Agora, o Bayern de Harry Kane e cia. espera repetir as boas campanhas de sua história na competição e disputar mais uma vez a Orelhuda. Sob o comando do novo técnico Vincent Kompany, os bávaros estreiam na Champions invictos na temporada.
O clube também se reforçou e trouxe sete jogadores, com destaque para o volante João Palhinha e o atacante Michael Olise. Por outro lado, os alemães perderam o lateral Mazraoui e o zagueiro De Ligt, que deixaram o clube na janela de transferências.
Caminho do Bayern na Fase de Liga: Dínamo Zagreb, Aston Villa, Barcelona, Benfica, PSG, Shakhtar Donetsk, Feyenoord e Slova Bratislava.
PSG (França)
Talvez um dos clubes que mais se prejudicou com a janela de transferências por perder seu principal jogador, o PSG vem com um elenco e proposta diferente para esta temporada da Champions. Sem Mbappé, o time comandado por Luis Enrique tem focado no trabalho coletivo, e adotou uma estratégia de um grupo sem grandes estrelas para erguer pela primeira vez em sua história a Orelhuda.
Além de Mbappé, o PSG também viu 11 jogadores deixarem o grupo, sendo emprestados ou encerrando seus contratos. O clube foi ao mercado e trouxe oito atletas para reforçar o time de Luis Enrique, com destaque para o volante João Neves, ex-Benfica. Sem Kylian na equipe, os holofotes se voltam para Dembélé e Asensio no ataque parisiense, além da dupla brasileira Marquinhos e Beraldo na defesa.
Caminho do PSG na Fase de Liga: Bayern de Munique, Manchester City, Atlético de Madrid, Arsenal, PSV, Red Bull Salzburg, Girona e Stuttgart
Liverpool (Inglaterra)
Terceiro colocado da Premier League 2023/24, o Liverpool retorna à Champions League após ter ficado fora da última edição. Sem Jürgen Klopp e com Arne Slot, os Reds buscam a sétima Orelhuda de sua história. O início da temporada com o novo técnico é animador, com 100% de aproveitamento nos quatro primeiros jogos do Campeonato Inglês.
Salah segue como principal nome do Liverpool | Foto: Getty Images
O Liverpool manteve a base da temporada passada, mas reforçou o ataque com Federico Chiesa, vindo da Juventus. Os Reds agora confiam no quinteto formado por Luis Díaz, Gakpo, Salah, Chiesa e Darwin Núñez, para tentar levar a sétima taça de Champions League para Anfield. O clube inglês já foi campeão das edições de 1976–77, 1977–78, 1980–81, 1983–84, 2004–05 e 2018–19.
Caminho do Liverpool na Fase de Liga: Milan, Bologna, RB Leipzig, Bayer Leverkusen, Real Madrid, Girona, Lille e PSV.
Inter de Milão (Itália)
Liderada por Simone Inzaghi, a Inter de Milão confirmou o favoritismo e se sagrou campeã com sobras da Serie A italiana na última temporada. O principal nome da conquista foi Lautaro Martínez, que busca o título inédito da Champions League na carreira após exibições marcantes pela Nerazzurri.
Lautaro Martínez tenta levar a Inter à mais uma final | Foto: Getty Images
Ao lado do atacante argentino, Marcus Thuram e Hakan Çalhanoglu aparecem como destaques da equipe italiana. Vice em 2022/23, a Inter de Milão quer conquistar a Orelhuda pela quarta vez — ergueu a taça em 1963/64, 1964/65 e 2009/10.
Caminho da Inter de Milão na Fase de Liga: Manchester City, Estrela Vermelha, Young Boys, Arsenal, RB Leipzig, Bayer Leverkusen, Sparta Praga e Monaco.
Borussia Dortmund (Alemanha)
O Borussia Dortmund vai para mais uma Champions com o espírito que o levou ao vice-campeonato na temporada passada em Londres, na decisão contra o Real Madrid. Sem grandes estrelas, os aurinegros buscam surpreender mais uma vez para fazer história na maior competição de clubes do mundo.
Yan Couto é um dos reforços do Borussia Dortmund para a temporada | Foto: Getty Images
O time perdeu jogadores importantes, como Marco Reus e Mats Hummels. Além deles, os atacantes Füllkrug e Sancho, e o lateral Maatsen também deixaram o Dortmund, que precisou ir ao mercado e contratou seis jogadores. Os destaques ficam por conta do lateral brasileiro Yan Couto, e os atacantes Beier e Guirassy.
Caminho do Borussia na Fase de Liga: Club Brugge, Celtic, Real Madrid, Sturm Graz, Dínamo Zagreb, Barcelona, Bologna e Shakhtar Donetsk.
RB Leipzig (Alemanha)
Classificado à Champions após a quarta colocação na Bundesliga 2023/24, o RB Leipzig ficou à frente do Borussia Dortmund, vice-campeão da última edição da Champions League, no Campeonato Alemão. O principal nome da campanha foi o holandês Xavi Simons, que chegou emprestado pelo PSG, e o atacante belga Luis Openda.
Xavi Simons é um dos destaques do RB Leipzig | Foto: Getty Images
O RB Leipzig manteve a base da temporada passada e trouxe o meia Vermeeren, do Atlético de Madrid, além de contar com o retorno do atacante André Silva, que estava emprestado para a Real Sociedad. O objetivo é buscar o título inédito na Champions League 2024/25. A equipe teve sua melhor campanha na temporada 2019/20, quando foi semifinalista e foi eliminada pelo PSG.
Caminho do RB Leipzig na Fase de Liga: Atlético de Madrid, Juventus, Liverpool, Celtic, Inter de Milão, Aston Villa, Sporting e Sturm Graz.
Barcelona (Espanha)
Invicto e líder isolado de LaLiga, o Barcelona chega com muita expectativa para a Champions League 2024/25. Comandado por Hansi Flick, os culés vivem boa fase e aplicaram um 7 a 0 no Real Valladolid na última rodada do Campeonato Espanhol. No maior torneio de clubes do mundo, os espanhóis buscam o hexa.
Raphinha vem se destacando no Barcelona | Foto: Getty Images
A vaga na Champions League veio depois do vice-campeonato em LaLiga 2023/24. Para a temporada atual, o clube Blaugrana conta com Yamal e Lewandowski, principais referências no ataque, além do reforço de Dani Olmo, meia destaque da Espanha na Eurocopa, que veio do RB Leipzig. Campeão pela última vez em 2014/15, o Barça quer a Orelhuda pela sexta vez — venceu também em 1991/92, 2005/06, 2008/09 e 2010/11.
Caminho do Barcelona na Fase de Liga: Monaco, Young Boys, Bayern, Estrela Vermelha, Brest, Borussia Dortmund, Benfica e Atalanta.
Bayer Leverkusen (Alemanha)
Atual campeão alemão, o Bayer Leverkusen chega com muita expectativa para a Champions League 2024/25. Liderado por Xabi Alonso, os Leões dominaram o futebol alemão na temporada 2023/24, conquistando a Bundesliga, a Copa da Alemanha e a Supercopa da Alemanha.
Xabi Alonso levou o Bayer Leverkusen à Champions após uma campanha histórica | Foto: Getty Images
Apesar de nunca ter sido campeão, o Bayer Leverkusen teve uma campanha de destaque na Champions League 2001/02, quando ficou com o vice para o Real Madrid. Para a atual temporada, os alemães confiam na base do time campeão na temporada passada, além dos reforços que chegaram: Aleix García, vindo do Girona, além de Terrier e Belocian, vindo do Rennes.
Caminho do Bayer Leverkusen na Fase de Liga: Feyernoord, Milan, Brest, Liverpool, Salzburg, Inter de Milão, Atlético de Madrid e Sparta Praga.
Atlético de Madrid (Espanha)
O Atlético de Madrid tenta voltar a mais um mata-mata de Champions nesta temporada. Após terminar em quarto em LaLiga, o time de Diego Simeone se prepara para uma Fase de Liga sem grandes clássicos pela frente durante os oito jogos.
Julián Álvarez é o principal reforço do Atleti | Foto: Getty Images
No mercado, o time se reforçou trazendo o atacante Julián Álvarez (ex-City) e meio-campo Connor Gallagher (ex-Chelsea) como os principais nomes. Deixaram o Atleti, o português João Félix e o espanhol Álvaro Morata.
Caminho do Atlético de Madrid na Fase de Liga: RB Leipzig, Benfica, Lille, PSG, Sparta Praga, Slovan Bratislava, Bayer Leverkusen e Salzburg.
Atalanta (Itália)
A Atalanta viveu o momento mais importante de sua história na última temporada. Sob o comando de Gian Piero Gasperini, o modesto clube italiano passou por grandes equipes até vencer o então invicto Bayer Leverkusen por 3 a 0 na final da Europa League. Os três gols foram marcados por Lookman, que permaneceu no time para a temporada.
Lookman vem tendo grandes atuações pela Atalanta | Foto: Getty Images
Se o nigeriano seguiu na equipe, não se pode dizer o mesmo para Koopmeiners, meia que se transferiu para a Juventus. A Atalanta não desponta como uma das candidatas ao título, mas pode dar muito trabalho, especialmente por conta do sucesso longevo de seu treinador, sob o comando da equipe há oito anos.
Caminho da Atalanta na Fase de Liga: Arsenal, Shakhtar Donetsk, Celtic, Stuttgart, Young Boys, Real Madrid, Sturm Graz e Barcelona.
Juventus (Itália)
De volta à Champions League após uma temporada, a Juventus não deve ter vida fácil na Fase de Liga da competição. Sob o comando do ítalo brasileiro Thiago Motta, a Velha Senhora ainda não perdeu neste início de temporada, e pretende iniciar com pé direito na Champions.
Douglas Luiz foi o principal reforço da Juve para a temporada | Foto: Getty Images
A Velha Senhora fez grandes movimentações em seu elenco. Além do treinador, a Juve contratou jogadores importantes como o brasileiro Douglas Luiz, que estava no Aston Villa, da Inglaterra. Também chegam ao time de Turim Nico González e Francisco Conceição. Szczesny, Alex Sandro, Chiesa, Rabiot, Kaio Jorge e Moise Kean foram alguns que deixaram a equipe.
Caminho da Juventus na Fase de Liga: PSV, RB Leipzig, Stuttgart, Lille, Aston Villa, Manchester City, Club Brugge e Benfica.
Benfica (Portugal)
Bicampeão da Champions League, o Benfica chega para a nova temporada querendo o tri. Na última temporada, o vice na Liga de Portugal valeu a vaga direta para a Fase de Liga. Comandados por Bruno Lage, os Encarnados têm como referência Di Maria e Otamendi, campeões do mundo pela Argentina.
Di María vai tentar fazer história com o Benfica na Champions | Foto: Getty Images
Para a atual temporada, o Benfica contratou os atacantes Pavlidis e Akturkoglu, além do lateral Jan Niklas-Beste e o meia Leandro Bareiro. Entretanto, perderam peças importantes, como João Neves, Marcos Leonardo, David Neres e Rafa Silva. Os portugueses foram campeões em1960/61 e 1961/62.
Caminho do Benfica na Fase de Liga: Estrela Vermelha, Atlético de Madrid, Feyenoord, Bayern, Monaco, Bologna, Barcelona e Juventus.
Arsenal (Inglaterra)
O Arsenal terminou a última temporada sem títulos, mas com a esperança de que 2024/25 pode ser diferente. Após cair nas quartas da Champions 2023/24, o clube inglês ficou com a vice-liderança da Premier League, brigando pelo troféu até a última rodada.
Arsenal conta com Gabriel Jesus no ataque | Foto: Getty Images
Para a disputa pelo título inédito da Champions, o Arsenal chega à maior competição de clubes do mundo com nomes como Saka, Declan Rice, Saliba e Martin Odegaard, que deve ficar fora da Fase de Liga por conta de uma lesão. Todos foram indicados ao top 30 da Bola de Ouro. Além deles, Gabriel Jesus, Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli representam o Brasil nos Gunners.
Caminho do Arsenal na Fase de Liga: Atalanta, Paris Saint-Germain, Shakhtar Donetsk, Inter de Milão, Sporting, Monaco, Dínamo Zagreb e Girona.
Club Brugge (Bélgica)
Atual campeão belga, o Club Brugge se classificou para disputar a Champions League 2024/25 e é o único representante da Bélgica na Fase de Liga. O time perdeu o trio ofensivo Igor Thiago, Antonio Nusa e Yaremchuk para a temporada, mas confia no poderio ofensivo de Gustaf Nilsson e Christos Tzolis, contratados para esta temporada.
Gustaf Nilsson é a esperança de gols do Brugge | Foto: Getty Images
Apesar de nunca ter sido campeão da Champions League, o Club Brugge é o único time belga a chegar a uma final do torneio. Isso aconteceu em 1977/78, quando foi vice-campeão para o Liverpool.
Caminho do Club Brugge na Fase de Liga: Borussia Dortmund, Sturm Graz, Milan, Aston Villa, Celtic, Sporting, Juventus e Manchester City.
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
O Shakhtar Donetsk ficou na terceira posição do Grupo H na última fase de grupos da Champions, atrás de Barcelona e Porto. Diante dos conflitos entre Ucrânia e Rússia, os ucranianos mandarão seus jogos, assim como na última temporada, na Alemanha. Portanto, não terá uma atmosfera de pressão quando disputar partidas em casa.
Pedrinho é um dos brasileiros do Shakhtar | Foto: Getty Images
Nunca antes campeão da Champions, o Shakhtar conta com um esquadrão brasileiro em seu elenco. Ao todo, são sete jogadores nascidos no Brasil: os laterais Pedro Henrique e Vinícius Tobias; o meia Marlon Gomes; os atacantes Eguinaldo, Newerton, Kevin e Pedrinho.
Caminho do Shakhtar Donetsk na Fase de Liga: Bologna, Atalanta, Arsenal, Young Boys, PSV, Bayern de Munique e Brest.
Milan (Itália)
O Milan terminou a Serie A 2023/24 na segunda posição, mas longe da briga pelo título. Com uma equipe competitiva, o técnico Paulo Fonseca se apoia em um esquema com um centroavante de ofício e dois pontas rápidos para surpreendender os adversários.
Morata é o principal reforço do Milan | Foto: Getty Images
Os rossoneri tentam retomar as glórias do passado e buscar o oitavo título da Champions League. Para isso, contam com as boas atuações de Rafael Leão,principal jogador da equipe na última temporada, e Alvaro Morata, novo reforço dos italianos. Emerson Royal, com passagem pela Seleção Brasileira, também foi contratado.
Caminho do Milan na Fase de Liga: Liverpool, Bayer Leverkusen, Club Brugge, Real Madrid, Slovan Bratislava, Estrela Vermelha, Girona e Dínamo Zagreb.
Feyenoord (Holanda)
Vice-campeão da Holanda na última temporada, o Feyenoord tem roubado a cena ao lado do PSV no país, desbancando o Ajax nos últimos anos. O clube sagrou-se campeão nacional há dois anos e volta a disputar a fase principal da UEFA Champions League. Na última edição, a equipe ficou na terceira posição do grupo E, atrás de Atlético de Madrid e Lazio, e acabou não avançando ao mata-mata.
Igor Paixão vem tendo boas atuações no Feyenoord | Foto: Getty Images
Agora, o time do brasileiro Igor Paixão tenta fazer uma campanha superior à da temporada passada. Na janela de transferências, os holandeses trouxeram os pontas Patrik Walemark e Ibrahim Osman, e os laterais Marcus Pedersen e Hugo Bueno como principais nomes.
Caminho do Feyenoord na Fase de Liga: Bayer Leverkusen, Girona, Benfica, Salzburg, Manchester City, Sparta Praga, Bayern de Munique e Lille.
Sporting (Portugal)
O Sporting chega com muita expectativa para a Champions League 2024/25. Comandados por Rúben Amorim, os Leões vivem um grande momento e conquistaram dois títulos portugueses nos últimos quatro anos, depois de 19 anos de jejum. O título da Liga de Portugal 2023/24 credencia a equipe a disputar a nova Champions.
Viktor Gyökeres, o homem gol do Sporting | Foto: Getty Images
O Sporting confia no artilheiro Viktor Gyökeres e nos defensores Gonçalo Inácio e Diomande. Para a temporada, também contrataram o zagueiro Debast e o atacante Conrad Harder. A melhor campanha sportinguista aconteceu nas temporadas 08/09 e 21/22, quando chegou às oitavas de final.
Caminho do Sporting na Fase de Liga: Lille, PSV, Sturm Graz, Manchester City, Arsenal, Club Brugge, RB Leipzig e Bologna.
PSV (Holanda)
O PSV chega à Champions League como o atual campeão holandês e sonha em voltar a erguer a Orelhuda, como na temporada 1987/88. Na última edição, o clube ficou em segundo em uma chave que tinha Arsenal, Lens e Sevilla, garantindo vaga nas oitavas. No entanto, no mata-mata, acabou eliminado para o Borussia Dortmund, que viria ser o vice-campeão da competição.
Luuk de Jong, a referência do PSV | Foto: Getty Images
Comandado pelo capitão Luuk de Jong, o PSV vai tentar ficar entre os oito primeiros para se garantir no mata-mata logo na Fase de Liga. O clube foi ao mercado e trouxe alguns reforços como o jovem zagueiro Ryan Flamingo, além de acertar em definitivo a compra do meio-campo Malik Tillman junto ao Bayern.
Caminho do PSV na Fase de Liga: Juventus, Sporting, PSG, Girona, Shakhtar Donetsk, Brest, Estrela Vermelha e Liverpool.
Dinamo Zagreb (Croácia)
Atual campeão croata, o Dínamo Zagreb chega à Champions League 2024/25 como franco atirador após passar pelos playoffs da competição. Foi nesta fase que eliminou o Qarabag, com um 5 a 0 no agregado. Entretanto, o clube não tem um histórico favorável no torneio, sendo suas melhores campanhas caindo na fase de grupos.
Baturina é um dos nomes do Dínamo Zagreb | Foto: Getty Images
Para a atual temporada, a equipe conta com as chegadas de Raúl Torrente, Pjaca e Córdoba. Entretanto, perdeu Marko Bulat, Fran Brodic e Marko Tolic. A estreia do Dínamo Zagreb na Fase de Liga da Champions League 2024/25 será contra o Bayern.
Caminho do Dínamo Zagreb na Fase de Liga: Bayern, Monaco, Salzburg, Slovan Bratislava, Borussia Dortmund, Celtic, Arsenal e Milan.
Salzburg (Áustria)
Vice-campeão da Áustria, o Salzburg precisou passar pela fase pré-Champions para chegar na Fase de Liga. O time austríaco primeiro bateu o Twente, da Holanda, e na sequência o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, para se garantir na fase principal da Champions League 2024/25.
Kjærgaard marcou um dos gols da classificação do Salzburg para Fase de Liga | Foto: Getty Images
Para a temporada, o Salzburg perdeu Pavlovic para o Milan e Sucic para a Real Sociedad, mas investiu e contratou Bobby Clark e Bajcetic, vindo do Liverpool, além de Joane Gadou, do PSG, e o goleiro Blaswich, do RB Leipzig. O objetivo é tentar superar a melhor marca da história no torneio, que foram as oitavas de final na temporada 2021/22.
Caminho do Salzburg na Fase de Liga: Sparta Praga, Brest, Dinamo Zagreb, Feyenoord, Bayer Leverkusen, Paris Saint-Germain, Real Madrid e Atlético de Madrid.
Lille (França)
O Lille passou pelos playoffs para chegar à Fase de Liga da Champions. Os franceses passaram por duas fases antes de garantir a vaga: derrotaram o Fenerbahçe, da Turquia, e o Slavia Praga, da Tchéquia.
Brasileiro Alexsandro, um dos nomes do Lille | Foto: Getty Images
Com destaque para o zagueiro Alexsandro e o lateral-esquerdo Ismaily, ambos brasileiros, o Lille também tem como esperança o protagonismo de Jonathan David. O atacante de apenas 24 anos foi importante nos playoffs, e promete lutar para chegar longe na maior competição de clubes do mundo.
Caminho do Lille na Fase de Liga: Sporting, Real Madrid, Atlético de Madrid, Juventus, Bologna, Sturm Graz, Liverpool e Feyenoord.
Estrela Vermelha (Sérvia)
O Estrela Vermelha é outro clube que passou pelos playoffs da Champions antes de chegar à Fase de Liga. Tradicional na Sérvia, o campeão da edição de 1990/91 tem como principal arma o fator casa, visto que o Estádio Nacional de Varsóvia, conhecido como Marakana, é um dos palcos mais temidos do futebol europeu.
Bruno Duarte marcou um dos gols da classificação do Estrela Vermelha nos Playoffs | Foto: Getty Images
A equipe também conta com a presença de um brasileiro. Atacante goleador, Bruno Duarte marcou nos playoffs e foi fundamental na classificação dos sérvios. Além dele, o meia Ivanic e o volante Hwang são outros jogadores que podem surpreender os torcedores ao longo da competição.
Caminho do Estrela Vermelha na Fase de Liga: Benfica, Inter de Milão, Monaco, Barcelona, Stuttgart, Milan, PSV e Young Boys.
Young Boys (Suíça)
O Young Boys está mais uma vez na fase principal da UEFA Champions League. Na temporada passada, os suíços encerraram sua participação em terceiro, em um grupo que tinha Manchester City e RB Leipzig. Agora, a equipe comandada pelo técnico Patrick Rahmen vai tentar garantir uma das 16 vagas para o mata-mata da competição.
Ebrima Colley é uma das armas do Young Boys | Foto: Getty Images
Por falar em mata-mata, o Young Boys precisou passar por uma eliminatória para chegar à Fase de Liga. O time desbancou o Galatasaray, da Turquia, após vencer na Suíça por 3 a 2 e 1 a 0 na volta, em Istambul.
No elenco dos suíços, destacam-se os atacantes Ebrima Colley e Cedric Itten.
Caminho do Young Boys na Fase de Liga: Aston Villa, Barcelona, Inter de Milão, Shakhtar Donetsk, Atalanta, Stuttgart, Celtic e Estrela Vermelha.
Celtic (Escócia)
Um dos clubes mais tradicionais da Europa, o Celtic volta a mais uma Champions League após o título no Campeonato Escocês e o sonho da temporada é chegar às oitavas de final. A última vez que os escoceses se classificaram para o mata-mata foi na temporada 2012/13 e a equipe quer repetir o feito em 2024/25, no novo modelo da competição.
Furuhashi comanda o ataque do Celtic | Foto: Getty Images
Para isso, contrataram Arne Engels, Adam Idah, Auston Trusty e Paulo Bernardo. Entretanto, perderam o meia Matt O'Riley, para o Brighton. A estreia dos escoceses será contra o Slovan Bratislava, que disputa a fase principal da Champions League pela primeira vez na história.
Caminho do Celtic na Fase de Liga: Slovan Bratislava, Borussia Dortmund, Atalanta, RB Leipzig, Club Brugge, Dinamo Zagreb, Young Boys e Aston Villa.
Slovan Bratislava (Eslováquia)
O Slovan Bratislava é mais um time vindo dos playoffs da Champions. O caminho dos eslovacos foi árduo: passou por quatro mata-matas, eliminando Struga (Macedônia), Celje (Eslovênia), Apoel (Chipre) e Midtjylland (Dinamarca).
Marko Tolic marcou dois gols nos Playoffs para classificar o Slovan Bratislava | Foto: Getty Images
Marko Tolic foi o principal jogador do Slovan Bratislava nos playoffs. O meia-atacante marcou dois gols no jogo de volta contra o Midtjylland e garantiu a classificação histórica da equipe comandada por Thomas Thomasberg.
Caminho do Slovan Bratislava na Fase de Liga: Celtic, Manchester City, Girona, Dínamo Zagreb, Milan, Atlético de Madrid, Stuttgart e Bayern de Munique.
Monaco (França)
O Monaco está de volta a Champions League após ficar fora por cinco temporadas consecutivas. O time foi vice-campeão francês em 23/24, em uma grande campanha, ficando atrás somente do poderoso Paris Saint-Germain, e busca fazer uma grande trajetória agora na competição europeia.
Vanderson é um dos brasileiros do Monaco | Foto: Getty Images
A última vez que o clube francês fez uma grande campanha na Champions foi em 2016/17, quando chegou às semifinais. Agora, o Monaco tenta reescrever sua história no torneio, aproveitando o novo formato para chegar ao mata-mata.
O time dos laterais brasileiros Caio Henrique e Vanderson se reforçou na última janela de transferências, trazendo o meio-campista Lamine Camara, além de garantir a compra em definitivo de Thilo Kehrer, junto ao West Ham.
Caminho do Monaco na Fase de Liga: Barcelona, Dínamo Zagreb, Estrela Vermelha, Bologna, Benfica, Arsenal, Aston Villa e Inter de Milão.
Sparta Praga (Tchéquia)
Campeão Tcheco, o Sparta Praga chegou à Fase de Liga da Champions após passar por três mata-matas na fase eliminatória. Eles bateram o Shamrock Rovers, da Irlanda, e o FCSB, da Romênia, para chegarem aos playoffs da competição. Na última fase, venceram o Malmö duas vezes para se classificar.
Veljko Birmančević marcou pelo Sparta Praga nos Playoffs | Foto: Getty Images
A melhor campanha do Sparta Praga na história da Champions League aconteceu na temporada 03/04, quando caiu para o Milan nas oitavas de final. A expectativa da equipe é tentar chegar a esta fase novamente. Até para isso, o clube trouxe Veljko Birmancevic, Albion Rrahmani e Peter Vindahl, mas acabou perdendo Ladislav Krejci e Jan Kuchta.
Caminho do Sparta Praga na Fase de Liga: Salzburg, Stuttgart, Manchester City, Brest, Atlético de Madrid, Feyenoord, Inter de Milão e Bayer Leverkusen.
Aston Villa (Inglaterra)
Aston Villa é um dos times mais fortes que veio do Pote 4 do sorteio. Os Villans terminaram a última Premier League na quarta posição, com 68 pontos conquistados, e voltaram ao torneio europeu após 41 anos.
Dibu Martínez é um dos líderes do Aston Villa | Foto: Getty Images
A equipe inglesa perdeu Douglas Luiz para a Juventus e Moussa Diaby para o Al-Ittihad por valores astronômicos. Mas o Aston Villa foi atrás de peças de reposição no mercado, e fechou as contratações de Amadou Onana, volante ex-Everton, e Ian Maatsen, que estava no Chelsea e disputou a final da Champions pelo Borussia Dortmund. O objetivo é chegar competitivo pelo bicampeonato — venceu pela primeira e única vez em 1981/82.
Caminho do Aston Villa na Fase de Liga: Young Boys, Bayern de Munique, Bologna, Club Brugge, Juventus, RB Leipzig, Monaco e Celtic.
Bologna (Itália)
O Bologna chega animado para a Fase de Liga da Champions. Na última temporada, o clube italiano terminou a Serie A na quinta posição e garantiu vaga direta na competição — algo que não acontecia desde 1964/65.
Dan Ndoye, ponta do Bologna | Foto: Getty Images
A equipe, no entanto, perdeu dois de seus principais jogadores. Artilheiro em 2023/24, Zirkzee foi vendido ao Manchester United, enquanto o zagueiro Calafiori reforçou o Arsenal. O técnico Thiago Motta também deixou o time, e agora é treinador da Juventus.
Caminho do Bologna na Fase de Liga: Shakhtar Donetsk, Liverpool, Aston Villa, Monaco, Lille, Benfica, Borussia Dortmund e Sporting.
Girona (Espanha)
Uma das sensações da temporada passada, o Girona é um dos estreantes na UEFA Champions League. O clube conquistou sua vaga para a competição após ser o terceiro colocado em LaLiga no ano passado, em uma campanha histórica comandada pelo brasileiro Savinho.
Abel Ruiz chegou ao Girona nesta temporada | Foto: Getty Images
Apesar de viver a expectativa pela estreia, o Girona precisou ir ao mercado, principalmente pela saída de Savinho para o Manchester City e Yan Couto para o Borussia Dortmund. Além dele, Artem Dovbyk, indicado à Bola de Ouro, também deixou o clube para defender a Roma. Os espanhóis trouxeram Donny Van de Beek, ex-Manchester United, e Abel Ruiz, que estava no Braga, de Portugal.
Caminho do Girona na Fase de Liga: PSG, Feyenoord, Slovan Bratislava, PSV, Sturm Graz, Liverpool, Milan e Arsenal.
Stuttgart (Alemanha)
Vice-campeão da Bundesliga, o Stuttgart viveu um ciclo que costumeiramente se repete quando um time modesto surpreende na temporada. Após o fim de 2023/24 e o histórico feito de ficar a frente do Bayern de Munique no Campeonato Alemão, o clube perdeu alguns de seus principais jogadores na janela de transferências.
Ermedin Demirovic marcou quatro gols nos cinco jogos do Stuttgart na temporada | Foto: Getty Images
Artilheiro da equipe, Serhou Guirassy se transferiu para o Borussia Dortmund. O defensor Waldemar Anton seguiu o mesmo caminho e foi comprado pelos aurinegros. Já o zagueiro Hiroki Ito, dupla de Anton, passou a integrar o Bayern.
Caminho do Stuttgart na Fase de Liga: Real Madrid, Sparta Praga, Juventus, Atalanta, Estrela Vermelha, Young Boys, Slovan Bratislava e Paris Saint-Germain.
Sturm Graz (Áustria)
Um dos times menos conhecidos é o Sturm Graz. Os austríacos fazem sua estreia na fase principal da UEFA Champions League em 24/25, após não conseguirem nas duas últimas temporadas, e vão tentar aproveitar o novo formato da competição para “cavar” uma vaga no mata-mata.
Tomi Horvat, meia do Sturm Graz | Foto: Getty Images
Na última temporada, o time sagrou-se campeão austríaco e conseguiu vaga direta para a Fase de Liga. A principal contratação do Sturm Graz foi o atacante Mika Biereth, que estava no time sub-21 do Arsenal. Além dele, o clube também trouxe o zagueiro Emanuel Aiwu, ex-Cremonese, da Itália, e mais nove reforços.
Caminho do Sturm Graz na Fase de Liga: Brest, Club Brugge, Sporting, Borussia Dortmund, Girona, Lille, Atalanta e RB Leipzig
Brest (França)
Estreante na Champions League 2024/25, o Brest teve uma campanha surpreendente na Ligue 1 em 2023/24 e terminou o torneio na terceira colocação. Esta, aliás, será a primeira experiência internacional do clube, que disputava, até 2019/20, a segunda divisão francesa.
Romain Del Castillo, camisa 10 do Brest | Foto: Getty Images
Para estrear bem na Fase de Liga da Champions League, o Brest trouxe por empréstimo, Romain Faivre e Abdallah Sima, vindos da Premier League, e Coulibaly, do Borussia Dortmund. Além disso, também contrataram Mama Baldé, do Lyon. O objetivo é fazer uma boa Fase de Liga e sonhar com uma classificação às oitavas de final.
Caminho do Brest na Fase de Liga: Sturm Graz, Salzburg, Bayer Leverkusen, Sparta Praga, Barcelona, PSV, Shakhtar Donetsk e Real Madrid.
Comments